-
Arquitetos: NADAAA
- Área: 948 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:John Horner
-
Fabricantes: Agape, Buschfeld, CW Keller, Erik Jørgensen, Heath Ceramics, Kerasan, Ortal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rock Creek é um projeto de adaptação de uma estrutura de tijolos da década de 1920. Esta adaptação alavanca a robustez da estrutura existente para dobrar o tamanho da casa, ao mesmo tempo que amplia suas funções na paisagem.
Enquanto a fachada da rua do norte permanece relativamente intacta, a exposição do sul é mais generosa. Ao expandir as áreas de vidraças e estabelecer uma relação mais precisa entre os ambientes e suas respectivas aberturas, uma nova ordem arquitetônica é estabelecida no sul - mais informal, aberta e em diálogo com a natureza.
A parede estrutural perimetral, composta de tijolos, é reorganizada em torno de um viés norte-sul para marcar a transição axial de espaços formais e fechados no norte, para os espaços informais e expostos do sul. Em correspondência com isso, o enquadramento estrutural interno corre de leste a oeste, conectando as paredes de tijolos, coberto com um revestimento de madeira compensada laminada que serve o programa da casa, correndo de norte a sul em conjunto com a orientação designada no projeto. Todos os elementos são incorporados a estas estrias laminares: escadas, armários, assentos, caixilhos, entre outros componentes. De uma fachada sólida no norte a uma fachada transparente ao sul, a tectônica da casa reforça essa transformação.
A intervenção espacial mais saliente é a introdução de dois espaços com diferentes pés-direitos. O primeiro conecta o nível de entrada ao nível do jardim, com uma nova sala de estar que se estende até a paisagem do sul. O segundo espaço vertical conecta a entrada até o antigo sótão, agora um loft coberto por uma claraboia. Com estas duas intervenções, as áreas de armazenamento, quartos, áreas de trabalho e áreas de estar já estratificadas tornaram-se perfeitamente entrelaçadas.